Prefeitura de Formoso - Plantio Da Lavoura Comunitária 2017
11/03/2017
No total 311 famílias de pequenos produtores do município serão beneficiados.

A Prefeitura de Formoso iniciou o programa Lavoura Comunitária este ano com 311 famílias cadastradas, juntamente com a Secretaria Agricultura. Este ano o Governo Estadual e Federal não contribuíram com os custos da Lavoura e a Prefeitura de Formoso arcou com os custos para dar continuidade ao Projeto.

Segundo o primeiro-cavalheiro, “O Governo de Goiás este ano não forneceu as sementes e o adubo e a Prefeitura teve que arcar com esses custos, para manter a manutenção da lavoura, alguns fazendeiros disponibilizaram o terreno, a Prefeitura ficou responsável pelo preparo do solo, insumos, funcionários, transporte, tratos culturais, plantio e ainda realizará a colheita. Já as famílias beneficiadas ajudam com a mão de obra” disse o Sr. Denílson Severino.

Segundo o Secretário de Agricultura, Antonio Fernandes são aproximadamente 16 alqueires de terra disponíveis para o projeto, a lavoura deste ano foi dividida em 03 fazendas, foram plantados 07 alqueires de lavoura cedidos pelo Sr. Rui Barbosa Evangelista, 06 alqueires cedidos pelo Sr. Wesley Carvalho e 03 alqueires pelo Sr. Zé Preto, a produção, estimada em 3.500 mil sacas

O suporte e a assistência pela Prefeitura começaram antes mesmo do plantio, serviços relativos é coleta de solo para amostragem, supervisão para a manutenção de curvas em nível (terraços). Através do arado revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas da terra, também foi passadas orientações quanto ao plantio de arroz, no que se refere ao espaçamento, recomendação de adubação e número de sementes por cova, cuidados relativos ao manuseio de sementes tratadas e com o meio ambiente e controle de plantas daninhas.

A Prefeita Alessandra garantiu aos beneficiários da Lavoura Comunitária que a Prefeitura vai fazer o seu papel de auxiliar na produção de alimentos para que, dessa maneira, possa haver uma melhora no modelo alimentar das famílias, principalmente as crianças, agradece em especial os fazendeiros Pedro Pereira, Neto do Nilmar,, Morumbi, Albino, Antonio, Rui Barbosa, Wesley Carvalho, Fazenda Detril e Marco Trajano por ajudarem na Lavoura Comunitária de 2017 com maquinários, terra, mão e obra.