Atendimentos odontológicos gratuitos são oferecidos pela Prefeitura de Formoso
10/03/2017
A Secretária de Saúde divulga os trabalhos realizados em favor da população, para que os munícipes saibam como e quem pode utilizar tratamentos odontológicos gratuitos.

Os moradores de Formoso são beneficiados com atendimento clínico geral e especializados em odontologia, incluindo exames e atividades de orientação e educação. O objetivo é prevenir doenças e promover a saúde bucal.
A unidade oferece consultas odontológicas e acompanhamento da saúde bucal para todas as idades. A saúde da boca é tão importante quanto à de todo o corpo.

A Saúde Bucal também permite aos usuários o acesso às orientações e ações de prevenção odontológicas, onde são abordados temas relacionados a hábitos saudáveis de vida como alimentação, higienização bucal, orientações antitabaco, álcool e outras drogas. A prevenção é realizada por todos os profissionais da odontologia como parte do atendimento odontológico.

O tratamento mais requisitado é a remoção de caries. Além do tratamento de cáries, os principais atendimentos são: restaurações, extrações e tratamento periodontal entre outros. O centro conta também com uma Odontopediatria, onde são realizadas restaurações, extrações e tratamentos periodontais em crianças de até cinco anos de idade.

O profissional da unidade é quem será responsável pela avaliação e também quem realizará o encaminhamento, caso seja necessário em tratamento mais especializado. Com os documentos pessoais em mãos, o cidadão poderá agendar uma data para iniciar seu tratamento odontológico. Para essas especialidade a prefeitura conta com 2 cirurgiões dentistas.

Os interessados em realizarem tratamentos odontológicos devem procurar o Hospital Municipal, antigo ESF1 localizado no centro da cidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 11:00 da manhã e das 13:00 às 17:00 horas. Em breve o Posto odontológico no setor aeroporto volta a funcionar normalmente.

Unidade de atendimento odontológico

Hospital Municipal de Formoso (Unidade Centro)
Rua 09, Setor Centro
Segunda a sexta feira,
Das 07:00 às 11:00
Das 13:00 às 17:00

Dúvidas Frequentes:

1 - Como realizar um tratamento dentário?
Você deve procurar a Secretaria da Saúde para maiores informações e posteriormente o Posto de Estratégia da Saúde da Família I e II localizados no centro e setor aeroporto que conta com serviço de saúde bucal. Após identificada a necessidade de um atendimento mais especializado, será feito um encaminhamento por escrito pelo dentista da Unidade Básica de Saúde para o Centro de Especialidades Odontológicas de referência da região.

2 - O posto de saúde atende adultos?
Sim, o posto de saúde atende a todas as faixas etárias, crianças, jovens, adultos e idosos.

3 - Posso colocar aparelho dentário no próprio Posto de Saúde Familiar ?
Não, o serviço de aparelhos odontológicos é especializado.

4 - Quais tipos de tratamento posso ter nos Centros de Especialidades Odontológicas?

O Centro de Especialidades Odontológicas realiza tratamentos de cáries, restaurações, extrações e tratamento periodontal entre outros. O centro conta também com uma Odontopediatria, onde são realizadas restaurações, extrações e tratamentos periodontais em crianças de até cinco anos de idade. Lembrando novamente que para ser atendido o paciente precisa primeiramente procurar o Posto de Estratégia da Saúde da Família I e II ou a Secretaria da Saúde. Apenas após eventual encaminhamento realizado pelo dentista.