Prefeitura de Formoso Realiza Mutirão de Limpeza em Ruas, Praças e Áreas Públicas
24/03/2017
Colégios Genoveva, Castro Alves, Menino Feliz, CEMEI, PETI, Delegacia, Fórum, Postos de Saúde, Sede da Prefeitura, Clube da Cachoeira, Bosque e terrenos particulares.

A Prefeitura de Formoso por intermédio da Secretaria de Obras e Urbanismo está realizando uma ação de limpeza urbana nos bairros e ruas da cidade. O trabalho envolve a retirada de entulhos das calçadas, limpeza de ruas, manutenção de praças, podas de árvores, troca de lâmpadas, capina, roçagem aparação de gramas, em praças, canteiros centrais, áreas públicas como os Colégios Genoveva, Castro Alves, Menino Feliz, CEMEI, PETI, Delegacia, Fórum, Postos de Saúde, Sede da Prefeitura, Clube da Cachoeira, Bosque e terrenos particulares que estão recebendo inclusive serviços de raspagem e remoção de entulho.

Está ação é uma providência voltada à saúde pública, prevenção de patrimônio público e bem estar social. “Quando se tem bairros e ruas limpos, se têm mais qualidade de vida, menos índices de doenças. É muito prazeroso se ter sempre ruas limpas e bem cuidadas, além de embelezar a cidade isso aumenta a qualidade de vida da população”, destaca a Prefeita Alessandra.

Segundo o Secretario de Obras e Urbanismo Maurílio Marcedo, O trabalho que já foi realizado em alguns bairros da cidade conta com uma equipe de recolhimento, caminhão e maquinário. Em alguns casos é preciso maior colaboração da comunidade Formosense. “Fizemos a limpeza de todos os Órgãos públicos municipais praças, canteiros e em alguns lugares percebemos que após a retirada do material alguns moradores voltaram a despejar entulhos nas calçadas e canteiros isso é errado. Esta ação não irá acontecer rotineiramente, precisamos que todos compreendam que esses materiais são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis”, destacou o Secretario.

Ainda segundo o secretário a participação da população atuando como um segundo agente fiscal é de suma importância. “Essa boa vontade de se manter limpos os bairros e ruas, garantindo mais qualidade de vida tem que partir também do cidadão, ou melhor, de toda a comunidade. Caso alguém identifica uma situação passível de fiscalização, ele deve denunciar. Essa denúncia que é feita de maneira anônima pelos canais de voz da comunidade com a prefeitura nos direciona aos casos que devem ser corrigidos em prol do bem estar coletivo”, conclui Maurilio.

A Limpeza urbana não é responsabilidade única da Prefeitura. Na verdade, é dever de todos os cidadãos zelar pela conservação da cidade, das ruas, praças e parques. Não jogar lixo nas ruas, não pichar muros, fachadas e monumento, não depredar e não fazer de postes banheiro, são atitudes simples que contribuem muito para a qualidade de vida na cidade.

Denúncias

É recomendável que a população não lance nos logradouros, terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer espécie, seja entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade. O pedido é que os moradores também não queimem, dentro do perímetro urbano, qualquer substância que seja considerada nociva à população e ao meio ambiente.

Caso o morador perceba alguém que está descartando lixo em locais indevidos, pode auxiliar a prefeitura e pode colaborar para manter a cidade limpa. Para efetuar as denúncias o cidadão Formosense tem a disposição a Ouvidoria Municipal, que pode ser acionada gratuitamente pelo telefone (62) 3377-6830, ou pelo site oficial da Prefeitura (www.formoso.go.gov.br).

Através da Secretaria de Obras e Urbanismo, o objetivo da Prefeitura de Formoso é manter os locais públicos bem cuidados, contribuindo assim com o bom aspecto da cidade e com a qualidade de vida da população formosense.