Prefeitura de Formoso - Benefícios do Cartão Nacional de Saúde conheça a utilidade e como obter
25/04/2017
Como saber se você tem Cartão SUS; Consultar Cartão SUS pelo nome; Consultar Cartão SUS pelo número e Dúvidas frequentes

O Cartão Nacional Saúde (CNS) – popularmente conhecido como Cartão SUS – já é considerado obrigatório para utilização dos serviços públicos e da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer lugar do Brasil. O Ministério da Saúde – por meio da Portaria nº 763, de 20 de julho de 2011 – estabeleceu, inclusive, que o CNS é obrigatório até mesmo aos que tenham plano de saúde ou aos cidadãos que realizam consultas de forma particular.

Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que mora no país pode obter o Cartão Nacional de Saúde. O cartão armazena os dados individuais sobre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como as datas e locais onde este paciente foi atendido, quais serviços foram prestados, por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

O objetivo do cartão é organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, já que através dele é gerado um número nacional de identificação que facilita o acesso à rede de atendimento. Com isso, o cartão facilita a comunicação entre os diversos serviços de saúde. Por exemplo: uma equipe de saúde pode acompanhar os procedimentos feitos por uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do país.
Além disso, através da utilização dos cartões é possível gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento das políticas públicas de saúde.

O cartão do SUS é muito fácil e rápido de ser solicitado, além de ser gratuito. O cadastro pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Saúde do município localizada na sede da prefeitura no centro da  cidade. E um pré-cadastro pode ser realizado através do site, para que a sua solicitação seja antecipada. Após completar esta etapa, você deve imprimir o protocolo, que valerá por 90 dias, e ir até a unidade de saúde mais próxima para poder receber o seu cartão, sempre portando seu RG e CPF.

De qualquer forma, é importante lembrar que ninguém será impedido de receber atendimento por não portar ou ter um cartão do SUS.

Ao possuir o cartão, o usuário também terá acesso ao Portal de Saúde do Cidadão e pode consultar seu histórico de registros das ações e serviços de saúde no SUS. Conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. Saber os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados dão ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Como saber se você tem Cartão SUS

Se você já se cadastrou ou tem dúvida se já possui o Cartão SUS, a consulta pode ser feita de duas maneiras: informando seu nome e outros dados pessoais.
Clique nos links abaixo para acessar uma das formas de consulta do Cartão SUS. Você será direcionado ao Portal de Saúde do Cidadão, do Ministério da Saúde.

Consultar Cartão SUS pelo nome

Consultar Cartão SUS pelo número

Como imprimir o Cartão SUS

Esta opção só está disponível para quem já fez o Cartão SUS no posto de saúde ou por meio doPortal de Saúde do Cidadão.

Quanto custa?

O cartão é fornecido gratuitamente em todo território nacional e pode ser adquirido por qualquer cidadão brasileiro.

Onde pedir?

É possível imprimi-lo em todos os municípios do Brasil. O ideal é que o cidadão tenha o seu Cartão Nacional de Saúde entregue no seu atendimento pelo SUS.

Documentos necessários

para menores de 16 anos; originais do rg ou da certidão de nascimento e comprovante de residência. A partir de 16 anos originais do cpf, rg e comprovante de residência.

Dúvidas frequentes

O Portal de Saúde do Cidadão possui um roteiro de perguntas e respostas bastante completo sobre o Cartão SUS.