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Detalhes: Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde)

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Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde)
Secretaria de Saúde
O QUE É O SERVIÇO:

As Unidades Básicas de Saúde, também chamadas Postos de Saúde, integram a Rede de Atenção Primária à Saúde (APS), sendo este normalmente o primeiro ponto de acesso entre o usuário e o serviço de saúde. Assim, as Unidades Básicas de Saúde estão distribuídas por todo território municipal, permitindo direcionar o cuidado de forma individual e/ou coletiva, às famílias e à comunidade a partir da atuação de equipes de Estratégia Saúde da Família, formadas por Enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família, Médico de Estratégia de Saúde da Família, Técnico de Enfermagem de Estratégia de Saúde da Família, Cirurgião Dentista de Estratégia de Saúde da Família e Agente Comunitário de Saúde.

Essas equipes também contam com suporte de profissionais de apoio como pediatras, ginecologistas, clínico geral, profissional de educação física, fisioterapeuta, geriatra, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, dentre outros.  Assim, a APS pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde do usuário ao longo de toda vida, com foco na promoção, proteção e manutenção da sua saúde e também na prevenção de agravos.

A partir da APS é possível garantir o cuidado em todos os ciclos da vida. Em Conceição do Tocantins, por meio das Unidades Básicas de Saúde você acessa atendimentos exclusivos, como:

  • Consulta de Enfermagem para o planejamento familiar;
  • Consulta Médica e de Enfermagem durante pré-natal e puerpério (vide Carta de Serviços da Área Técnica Saúde da Mulher);
  • Consulta Médica e de Enfermagem em puericultura;
  • Consulta Médica e de Enfermagem em Saúde da Mulher e Saúde do Homem;
  • Consulta Médica e de Enfermagem em Saúde do Idoso;
  • Consulta Médica e de Enfermagem a Doenças Crônicas não Transmissíveis (hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental, dentre outros);
  • Consulta Médica e de Enfermagem a Doenças Crônicas Transmissíveis (hanseníase, tuberculose, sífilis, hepatites virais, HIV, dentre outros);
  • Consulta com Médico Ginecologista;
  • Consulta com Médico Pediatra;
  • Consulta e procedimentos odontológico (vide carta de serviços Área Técnica Saúde Bucal)
  • Consultas e matriciamentos na APS com os profissionais de apoio (profissional de educação física, fisioterapeuta, geriatra, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, dentre outros)

Nestas Unidades você também encontra serviços e procedimentos como:

  • Acolhimento à demanda espontânea;
  • Administração de medicamentos injetáveis;
  • Aferição de sinais vitais (pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, Saturação de oxigênio);
  • Encaminhamentos para atendimentos especializados;
  • Agendamento de exames, consultas e procedimentos regulados via SISREG;
  • Antropometria (pesagem e verificação de medidas);
  • Cantoplastia;
  • Curativos;
  • Cuidados com pacientes estomizados (digestivos, urinários e traqueais);
  • Exame citopatológico (coleta de preventivo) e exame clínico das mamas (vide Carta de Serviços da Área Técnica Saúde da Mulher);
  • Farmácia com dispensação de medicamentos básicos e controlados (vide Carta de Serviços da Assistências Farmacêutica);
  • Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) (vide Carta de Serviços da Área Técnica Saúde da Mulher);
  • Inserção de Implante de contraceptivo (Implanon) (vide Carta de Serviços da Área Técnica Saúde da Mulher);
  • Hemoglicoteste (Teste de HGT para glicemia);
  • Nebulização;
  • Retirada de pontos;
  • Sondagem nasogástrica/nasoenteral mediante avaliação e recomendação médica;
  • Sondagem vesical de alívio e demora e cistostomia mediante avaliação e recomendação médica;
  • Testagem de antígeno para COVID-19;
  • Testagem rápida para HIV/Sífilis/Hepatites B e C;
  • Teste de gravidez;
  • Teste do pezinho;
  • Vacinação;
  • Visitas domiciliares;
  • Grupos de Educação em Saúde;
  • Práticas Integrativas e Complementares (Auriculoterapia, acupuntura, fitoterapia dentre outros);
  • Fornecimento de absorventes higiênicos descartáveis, para pessoas que menstruam cadastradas no programa Lunas, mediante critérios pré-estabelecidos (vide Carta de Serviços da Área Técnica Saúde da Mulher);
  • Fornecimento de Fórmulas Lácteas a crianças e gestantes mediante critérios pré-estabelecidos (vide Carta de Serviços da Área Técnica Saúde da Criança);
  • Fornecimento de materiais especiais (fraldas, materiais de curativo, dentre outros) para usuários cadastrados no programa de materiais especiais, mediante critérios pré-estabelecidos (vide Carta de Serviços da Área Técnica de Enfrentamento de Doenças Crônicas não Transmissíveis);
  • Atenção ao Escolares por meio do Programa Saúde na Escola (vide Carta de Serviços da Área Técnica Programa Saúde do Escolar)
REQUISITOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:
Para realizar o cadastro nas Unidades Básicas de Saúde, é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e o comprovante de residência. Apenas um usuário pode realizar o cadastro de toda sua família, necessitando apenas portar o documento de todos e as devidas comprovações no momento do cadastramento.
PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:
Para solicitar os serviços oferecidos pelas Unidades Básicas, você deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro presencialmente ou via contato telefônico nos horários de funcionamento.
Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde podem ser acessados por demanda espontânea (acolhimento com a equipe de saúde). O usuário deverá buscar por atendimento na recepção da Unidade que o destinará diretamente ao serviço em que necessita e/ou o encaminhará para o acolhimento de enfermagem se assim couber.
Durante o acolhimento a equipe de enfermagem procederá com a avaliação permitindo acesso aos serviços necessários e/ou encaminhará o usuário para agendamento de consulta com médico (médico da família, pediatra e ginecologista), enfermeiro, cirurgião dentista ou outro profissional de referência caso haja necessidade.
TELEFONE:
(63) 3381-1225
E-MAIL:
carloshenriq.saude@gmail.com
LOCAL:
HORÁRIO DE SOLICITAÇÃO:
Seg. a Sex 07:00 as 17:00
PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:
FORMAS DE PRESTAÇÃO:
Presencial
TAXAS E PREÇOS:
Gratuito

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